Expocafé 2022

Expocafé 2022 terá espaço para a degustação e provas da bebida

Produtores vão poder demonstrar cafés de diferentes cultivares preparados de modos distintos

(Belo Horizonte – 6/5/2022) A programação presencial da Expocafé 2022, que acontece entre os dias 25 e 27 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Três Pontas, trará novidades para visitantes e produtores. Uma delas, o Espaço Aromas e Sabores, dará ao público a oportunidade de conhecer diferentes métodos de produção e de preparo de cafés, além de degustar a bebida.

Neste pavilhão, oito cafeicultores de diferentes municípios mineiros vão apresentar cafés obtidos por processos de pós-colheita distintos e preparados por modos diversos. “Serão três miniestandes, o primeiro vai apresentar as diferentes cultivares, o segundo vai diferenciar os cafés pelo processo de pós-colheita, já o terceiro, em parceria com a Cafeteria Escola CafEsal da Universidade Federal de Lavras (UFLA), vai demonstrar que os diferentes métodos de extração podem alterar perfis e notas sensoriais da bebida”, explica o engenheiro agrônomo da EPAMIG, Denis Nadaleti.

Quatro provas de cupping com interações em tempo real estão programadas. “As avaliações serão feitas por Q Graders (especialistas que avaliam os atributos do café (fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, corpo, finalização e equilíbrio), conforme determina o protocolo SCAA. A grande novidade será que visitantes, previamente inscritos, poderão assistir às provas e fazer perguntas aos avaliadores, durante o processo”, conta Denis. As provas vão ocorrer nos dias 25 de maio (quarta-feira), às 14h30, 26 de maio, às 10h e às 14h30, 27 de maio, às 10h. O público interessado em assistir o cupping deve se inscrever no local.

Espaço Produtor Inovador

Outra novidade desta edição será o Espaço Produtor Inovador da Expocafé 2022 que tem o objetivo de apresentar, divulgar e buscar a interação dos produtores rurais do setor de café com novas tecnologias para a cadeia de negócios. A proposta é aproximar os cafeicultores de startups e empresas parceiras que oferecem soluções e para demandas relacionadas à cultura.

O processo de seleção das startups está vigente e os interessados podem se inscrever pelo link https://bit.ly/produtorinovador. As selecionadas terão um balcão de atendimento no estande do Espaço durante os três dias de evento presencial para prospectarem parcerias e novos negócios.

O Espaço Produtor Inovador é promovido por EPAMIG, Novo Agro, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Consórcio de Pesquisa Café e Universidades Federais de Lavras (UFLA) e de Viçosa (UFV).

Programação Expandida   

Foto: Bruno Menezes – EPAMIG

As atividades da 25ª Expocafé terão início no dia 10 de maio com a realização do 3º Encontro Técnico Online. O evento, que vai abordar os temas “Bicho Mineiro”, “Biológicos na Cafeicultura” e “Nematoides”, será transmitido de terça (10) a quinta-feira (12), a partir das 18h30. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.expocafeoficial.com.br, onde também é possível consultar e assistir a programação.

No dia 18 de maio (quarta-feira), também em ambiente virtual, a partir das 18h30, acontece o painel de abertura da Expocafé Mulheres. O Encontro, que debaterá o tema “Rumo à equidade no Mercado de Café”, será mediado pela pesquisadora da Embrapa Café, Helena Alves. As palestrantes serão a presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), Miriam Monteiro Aguiar, a vice-presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmem Lucia Brito, a produtora de cafés especiais Maria Helena Brunelli e especialista em café e comunicação Mariana Proença. A 2ª Expocafé Mulheres contará também com programação presencial entre os dias 25 e 27 de maio, em Três Pontas. Programação e inscrições pelo site.

Em 24 de maio, dia que antecede a abertura presencial, será realizado, na Tenda de Eventos da Expocafé, o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Com o tema “Manejo Mecanizado e Cafeicultura de Precisão”, o evento terá início às 8h. As inscrições, no valor de R$60 para estudantes e de R$120 para demais espectadores, devem ser feitas no local, no dia do Simpósio.

A Expocafé 2022 será aberta ao público no dia 25 de maio, às 8h. Dentre as atrações: exposição de máquinas, com a participação de 130 empresas; palestras e plantões técnicos; dinâmicas de máquinas; além dos já Expocafé Mulheres; Espaço de Inovação e Espaço Aroma e Sabores. A entrada é gratuita e o pré-credenciamento já pode ser efetuado.

Deixe uma resposta
Secured By miniOrange