Carregando...
Expocafé 2021

Expocafé 2021 está no ar e com muitas novidades

Maior feira da cafeicultura brasileira é realizada no formato virtual com programação variada e estandes para negócios

(Belo Horizonte – 19/5/21) A maior feira da cafeicultura brasileira é mais uma vez realizada no formato virtual. O site da 24ª edição da Expocafé está aberto ao público desde ontem (18) com programação técnica variada até a próxima sexta-feira (21). Os estantes dos 53 expositores e empresas parceiras também estão abertos para visitas virtuais. Interessados terão a oportunidade de conversar com representantes de maquinários agrícolas, insumos, tecnologias e serviços agroindustriais. Para conhecer o site da feira, acesse www.expocafeoficial.com.br.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do vídeo de abertura oficial da Expocafé 2021. Durante sua fala, Zema destacou o café como um dos produtos mais importantes para o desenvolvimento econômico de Minas, além da força do agronegócio como uma das molas propulsoras da economia do estado e do país.

“Sabemos que o agro, mesmo em tempos de pandemia, mostra toda a sua força. Nesse cenário, sobressai o café. Por isso, focamos esforços no desenvolvimento contínuo da cafeicultura e realizamos eventos como este, a Expocafé”, destacou Romeu Zema.

 

2º Encontro Técnico da Expocafé

Neste ano, é possível encontrar novidades em todo o site da 24ª Expocafé. Entre as atrações, o público pode participar do 2º Encontro Técnico. O evento conta com painéis temáticos sobre Inteligência Artificial (IA), tecnologias para a cafeicultura familiar e gestão da atividade cafeeira.

A série de debates começou ontem (18) e vai até quinta-feira (20), com mediação de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). A participação ocorre mediante inscrições prévias no site.

Dinâmica de Máquinas

A tradicional Dinâmica de Máquinas da Expocafé, momento em que o público vai para as lavouras assistir ao funcionamento de maquinários agrícolas, teve de se adaptar ao formato virtual. Assim como na edição do último ano, o conteúdo está disponibilizado em parceira com a Rede Social do Café Peabirus.

No total, 19 estações virtuais dão ao público a oportunidade de acompanhar vídeos com demonstrações em campo do funcionamento de máquinas e produtos para a lavoura cafeeira. Os vídeos já estão disponíveis no espaço Café Play, no site da Expocafé. O acesso é gratuito e não é necessário fazer inscrições.

Expocafé Mulheres

Uma das principais novidades da Expocafé 2021 é o quadro especial que vai abordar a equidade no mercado de café. A Expocafé Mulheres reunirá profissionais líderes e inovadoras do segmento. Dentre as convidadas, estão a consultora da ONU Mulheres, Helga Andrade, a presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), Miriam Monteiro de Aguiar, e a empreendedora Maysa Pereira dos Reis. O acesso aos painéis da Expocafé Mulheres ocorre mediante inscrições prévias.

Café.doc

Não resta dúvidas que o café em Minas Gerais rende boas histórias. O espaço Café.doc no site da Expocafé 2021 reune quatro vídeos sobre a história da pesquisa científica na cafeicultura e os avanços alcançados na produção de um dos maiores produtos brasileiros.

Os capítulos são lançados ao longo dos dias de evento. Os temas são: “Cultivares premiadas em concursos de qualidade de bebida”; “Histórico do melhoramento genético do cafeeiro”; “Materiais promissores do banco de germoplasma da EPAMIG” e “Produção de sementes de café Coffea Arabica”. Para assistir, clique aqui.

Hub Conecta Café

A inovação na cadeia produtiva é valorizada na Expocafé 2021. No site do evento, o espaço Hub Conecta Café foi criado para impulsionar a interação entre empresas, startups e pesquisadores. O espaço é promovido pela EPAMIG em parceria com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo a secretária de Agricultura, Ana Maria Valentini, “queremos mostrar que a busca por soluções tecnológicas, seja com universidades, instituições de pesquisa ou estágio, é um caminho acessível”. Para participar e cadastrar empresas ou startups, clique aqui.

Estandes virtuais 

A Expocafé 2021 conta com 53 estantes de produtores e empresas parceiras que estarão disponíveis ao público ao longo dos próximos três meses. Além dos contatos virtuais, as empresas estão com novidades que serão expostas durante o evento. Clique aqui para acessar os estandes.

Um bom exemplo é a VN Máquinas, empresa que atua há quase 30 anos no mercado cafeeiro do Brasil. Especialista em terrenos montanhosos, como o sul de Minas, a empresa leva para o estande virtual da Expocafé 2021 um novo modelo de colhedora automotriz, além da exclusiva podadeira e esqueletadeira bi-lateral, capaz de otimizar o tempo de poda em até 50%.

A Expocafé 2021, edição virtual, é organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), pela Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, da Cocatrel, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), da Emater-MG e do Consórcio de Pesquisa Café.